Ainda comemorando o bom desempenho no primeiro semestre, a Ford investe em novidades que chegarão neste 2º semestre e também em 2012. Mês que vem, desembarca por aqui, vindo do México, portanto isento dos 35% de taxa de importação, o New Fiesta hatch, modelo global da marca, já adepto do design kinectic, “energia em movimento”. Os preços devem começar por volta dos R$48.000,00.
Neste primeiro semestre de 2011, quando mais de 170 mil veículos Ford foram emplacados, a dupla de entrada, Ka e Fiesta, ficou responsável por 55% do total das vendas. O primeiro que já dava sinais de cansaço, devido ao desenho inalterado desde 2007, passou por um facelift, e adotou um desenho similar a nova identidade Ford. Além disso, a versão 1.6, antes responsável por apenas 0,5% das vendas do modelo, passa a ser denominada “Sport”, tem um visual mais agressivo, com faixas decorativas na carroceria inspiradas no “Muscle car” Mustang GT, e uma cor laranja exclusiva. O Ka Sport tenta assim abocanhar uma boa fatia do mercado do Uno Sporting, com um motor mais potente e com uma boa gama de equipamentos de série.
![]() |
Novo Ka Sport |
Já o segundo, mesmo com a chegada dos irmãos maiores, deve continuar por um tempo, tanto nas versões hatch (por volta de R$25.990,00 a R$ 34.990,00), para encarar o Gol, Palio, C3, 207, Sandero e J3, quanto na sedan (entre R$27.990,00 a R$37.990,00), e assim competir com Voyage, Siena, 207 Passion, Symbol e J3 Turim. Por isso, as pequenas reformulações estéticas feitas no final de 2010, com isso a montadora procurou manter os “Old Fiesta” atuais, com preços competitivos. Segundo o gerente de vendas da Ford no Brasil, Oswaldo Ramos tais medidas são necessárias visto que: "O mercado brasileiro está cada vez mais competitivo, com a chegada de novas marcas e modelos em todos os segmentos. Estamos nos posicionando nesse desafio com os pilares da Ford: criatividade, qualidade, segurança e sustentabilidade, as bases para a nossa participação", ressalta o executivo. “O Focus Hatch obteve um crescimento de 23% em comparação com o primeiro semestre de 2010. "O lançamento da versão topo de linha Titanium foi fator determinante para esse desempenho", afirma. Assim, o modelo deverá continuar firme na acirrada disputa de mercado dos hatches médios até a chegada do novo modelo, provavelmente já em 2012.
O EcoSport, mesmo com a chegada de novos competidores, continuou na liderança absoluta entre os veículos na sua faixa de mercado. O produto manteve sua média histórica, com 33% de participação no segmento. "O EcoSport é um produto que se renova constantemente e sua completa linha oferece diferentes opções para o consumidor brasileiro", explica Oswaldo Ramos. Enfim, a Ford, ciente do lançamento do Renault Duster, e com a certeza de uma forte publicidade da montadora francesa em torno do “jipinho” que compartilha da plataforma da dupla Logan e Sandero, irá frisar para o consumidor da tradição do EcoSport, da variedade de versões e da ampla rede de concessionárias.
Entre os veículos de alto luxo, o crossover Edge foi o que obteve o resultado mais impressionante, registrando cerca de 113% de crescimento num segmento onde há muitas ofertas de modelos. "O Novo Ford Edge foi lançado no início deste ano, com um design avançado e muita tecnologia embarcada. Num competitivo mercado de luxo, onde muitos importadores atuam, esse produto foi um grande sucesso, motivando a Ford ampliar a sua oferta para atender um público diferenciado", complementa Ramos.
O sedã Ford Fusion obteve média mensal de cerca de mil unidades e ficou entre os dois mais vendidos do segmento de luxo. A expectativa para o segundo semestre é ainda maior, principalmente com a chegada da linha 2012, que passa a oferecer mais uma opção: o modelo V6 com tração dianteira (FWD), de preço vantajoso neste segmento. Mais um ataque ao crescimento do Hyundai Sonata, a chegada do novo Jetta e ao possível desembarque do Kia Optima.
As novidades não param por aí, já flagrada sob pesados disfarces no interior do Piauí, a nova Ford Ranger vem sendo testada arduamente. Em 2012 ela também desembarca aqui no Brasil, procurando resgatar todo prestígio construído por mais de uma década de mercado.
Versão "Wild Life" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário