Desde 2003 comercializado no Brasil, o Citroën C3 foi um divisor de águas para a marca francesa. Antes com as vendas em declínio em todo o mundo, o pequeno hatch foi responsável por mudar a situação, e ainda por cima reforçar a imagem premium que a Citroën tem junto ao consumidor. Entretanto, o carrinho já sente o peso da idade do projeto. Na Europa, em
O designer responsável pela nova geração é o francês Jean Pierre Ploué, que deu ao C3 um estilo mais parecido com uma minivan, com destaque para o pára-brisa prolongado até a metade do teto, com uma cortina para evitar o ressecamento das peças do interior. Ploué, aliás, que é o responsável pela nova identidade visual da marca do duplo chévron e também da Peugeot (Leia-se aqui Grupo PSA).
Não foi só o exterior do carro que mudou, o interior é inteiramente novo, com acabamento impecável e melhor ergonomia, pois enfim o comando dos vidros deixou a parte central do carro e passou para as portas. Pena que a versão nacional deva perder um pouco de tal qualidade, devido à redução de custos.
Nenhuma das medidas internas do carro é a melhor ou a maior da categoria, entretanto, o conjunto é bastante eficiente e condiz com a proposta do veículo.
Enfim, com design como um de seus pontos fortes, excelente acabamento e projeto relativamente novo, o C3 tem tudo para manter o posicionamento de grife que a Citroën perante ao seu público alvo. Bem francês!!!
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